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Dia do Atendimento Descentralizado

2016-09-06

O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz realizará no próximo dia 28/09/2016, o Dia do Atendimento Descentralizado.

Esta iniciativa, que decorrerá nas instalações da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz (Parque Industrial e Empresarial da Figueira da Foz) pretende fortalecer espaços de proximidade às empresas, através de serviços de informação e aconselhamento personalizados em zonas onde a Agência não dispõe de representação regional.

Nesse dia, uma equipa técnica do IAPMEI vai estar disponível para responder às dúvidas dos empresários e dos empreendedores da região no âmbito da intervenção do IAPMEI. O atendimento será individual, pelo que estará sujeito a marcação e á disponibilidade de vagas.

Agradecemos o preenchimento integral da Ficha de Inscrição, acessível AQUI, para uma mais adequada resposta às questões que pretendam colocar.

Caso necessite de algum esclarecimento sobre esta iniciativa, poderá contactar o Gabinete de Apoio ao Investidor através do email: gai@cm-figfoz.pt ou pelo telefone: 233 403 338

Anexos
Programa Dia Atendimento Descentralizado

Noticias Relacionadas

Atendimento Prioritário

2016-12-05

Foi publicado no passado dia 29 de Agosto, o Decreto-lei 58/2016 que institui a obrigatoriedade, para todas as entidades públicas e privadas que prestem atendimento presencial ao público, de prestarem atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo.

O disposto neste diploma aplica-se portanto à generalidade das empresas do Comércio e Serviços quando prestem atendimento presencial ao público.

Não se aplica às situações de atendimento presencial ao público realizado através de serviços de marcação prévia (nº3 do artigo 2º).
Não se aplica ainda a entidades prestadoras de serviços de saúde verificadas determinadas circunstâncias e a conservatórias ou outras entidades de registo (nº2 do artigo 2).

O D.L. 58/2016, no seu artigo 3º (Dever de prestar atendimento prioritário), vem definir o que se entende por cada um destes “grupos” de pessoas. Assim, para efeitos deste diploma, entende-se por:

a)«Pessoa com deficiência ou incapacidade», aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas e que possua um grau de incapacidade igual ou superior a 60% reconhecido em Atestado Multiúsos;

b)«Pessoa idosa», a que tenha idade igual ou superior a 65 anos e apresente evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais;[1]

c)«Pessoa acompanhada de criança de colo», aquela que se faça acompanhar de criança até aos dois anos de idade.

O diploma identifica ainda as situações de prevalência (artigo 4º), dentro dos 4 “grupos” identificados, determinando que o atendimento se fará por ordem de chegada.

A pessoa a quem for recusado atendimento prioritário pode requerer a presença da autoridade policial nos termos do nº3 do artigo 3.
Pode ainda apresentar queixa junto das entidades competentes identificadas no artigo 6º.

Este regime entra em vigor 120 dias após a data da publicação do decreto-lei em análise.

[1] Salienta-se que não basta ter 65 anos. É necessário que a pessoa apresente ainda “evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais”. Trata-se de conceitos subjectivos que poderão suscitar problemas na sua aplicação.


Noticia retirada de circular da CCP - Confederação do Comercio e Serviços de Portugal.

A ACIFF disponibiliza aos seus associados o dístico a colocar nos estabelecimentos.

Mais informações junto do serviços da ACIFF

Formação a decorrer na ACIFF

2016-10-14

A ACIFF programou duas ações de formação com o objetivo de preparar os estabelecimentos comerciais para a época natalícia que se avizinha.

Sendo esta uma altura em que se regista um natural aumento no consumo, importa dotar os estabelecimentos comerciais de competências que cativem os clientes, quer em termos de qualidade do atendimento, quer em termos da decoração das montras e dos estabelecimentos.

Neste sentido, estarão a decorrer em simultâneo as ações de formação de Atendimento Comercial e Técnicas de Venda (25h) e Decoração da Loja e Conceção de Montras (25h), entre 10 de Outubro e 16 de Novembro, nas instalações da ACIFF, em horário pós-laboral, com condições preferenciais para associados ACIFF.
Estas formações são certificadas, sendo válidas para efeito do cumprimento da obrigatoriedade legal em matéria de formação profissional e para efeito da Medida Estímulo.

Boas-Práticas para candidaturas a incentivos

2016-09-07

O IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, lançou um mini-manual de boas práticas para as candidaturas a incentivos.

O manual é lançado no âmbito dos Sistemas de Incentivos e foca-se nas boas práticas para a apresentação de candidaturas nas áreas da Inovação e Empreendedorismo Qualificado e Criativo.

Nesta pequena publicação do IAPMEI, os interessados poderão perceber o que não pode faltar numa proposta e como desenvolver o plano estratégico.

As boas práticas pretendem funcionar como um apoio no momento de apresentação das candidaturas e procuram alertar os empresários para um conjunto de informações que não podem faltar de modo a potenciar a qualidade do projeto.

Dia Nacional da Gastronomia

2016-05-24

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi instituído em Portugal em junho de 2015, após aprovação da Assembleia da Republica, para o último domingo do mês de maio.

Assim, as primeiras comemorações acontecem este ano, a 29 de maio por todo o Pais mas com maior incidência na cidade de Aveiro, onde irão decorrer diversas iniciativas que visam marcar a data.

A Figueira da Foz foi uma das cidades que aderiu às comemorações convidando os seus restaurantes a apresentar uma ementa típica da gastronomia portuguesa, local ou não.
Na semana de 23 a 29 de maio ou simplesmente no dia 29 de maio, será possível saborear aromas e temperos tão portugueses e alguns figueirenses em particular, e assim associar-se a estas comemorações.

Visite os nossos restaurantes aderentes e apreciei o que têm para si!

AREIAS DE SABORES – Av. do Brasil – s/n – areal da Praia da Figueira da Foz - Tel. 233 415 336
Ementa: Ameijoas à Bulhão Pato / Lombos de Bacalhau com Brandade de Bróculos e Cebola em 2 Texturas / Pudim de Ovos Conventual c/ Maçã Reineta & Bombom de Vinho do Porto

CAÇAROLA DOIS - Rua Bernardo Lopes, 85 - Tel. 233 426 930
Ementa: Sopa de peixe c/massinhas / Filetes de Linguado c/ arroz do Mar / Brisa da Figueira

CASA DOS PAPAGAIOS - Rua Eng.º Silva 10 - Tel. 233 422 506
Ementa: Salada de bacalhau /Creme de legumes c/massinhas/ Pataniscas de bacalhau c/ arroz de tomate malandrinho/ Aletria da Avó

CASA DOS SUECOS - Rua Joaquim Sotto Mayor 73A,- Tel: 917 805 581
Ementa: Pataniscas de bacalhau / Ovos verdes / Salada de ovas c/ vinagrete / Sopa de peixe fresco com coentros / Ensopado de robalo / Pato no forno com molho de uvas tintas, Batata corada, Migas de grelos / Leite-creme com flor de laranjeira / Arroz doce com gemas

MAR À VISTA - Snack-bar - – Rua 5 de Outubro 92-94 – Buarcos - Tel: 233 107 271
Ementa: Sopa de peixe / Gata em molhos fervidos/ Sardinha Assada/ Arroz doce

O PICADEIRO – Rua Académico Zagalo, 20 - Tel. 233 426 930
Ementa: Pataniscas de petinga c/ peixinhos da horta/ Costoletas do mar (filetes de sardinha panados) c/ arroz de berbigão / Arroz doce

O PELEIRO - Largo do Alvideiro, 5 - Paião – Tel. 233 940 120
Ementa: Caldo Verde / Feijoada de Samos de Bacalhau / Pudim caseiro.

Pizzaria Restaurante RATOLAS - Estrada de Coimbra, 32 - Tel. 233 422 506
Ementa: Pão de alho e queijo de cabra / Açorda e Mozzarela / Pizza de sardinha / Doce à Ratolas

Restaurante A CANTARINHA - Travessa da Rua das Tamargueiras, 3 - Tel. 233 422 506
Ementa: Sopa de Peixe / Raia à lagareiro / Feijoada de Búzios / Sardinha à Marujo / Fruta da época / Mousse de Abóbora

Restaurante CLARIDADE – Rua da Restauração, 38 - Tel. 233 423 521
Ementa: Sopa de peixe/ Açorda de bacalhau / Raia enxambrada / Leite-creme / Arroz-doce

Restaurante LOTA NOVA - Avª 12 de Julho, 342 - Gala - Telf. 233 912 780
Ementa: Petingas fritas de escabeche/ Sopa de peixe / Raia de pitau / Brisa da Figueira

Restaurante MARÉGRAFO - Largo da Beira Mar, 2- Buarcos - Tel. 233 433 150
Ementa: Arroz de maminhas da Noviça (bacalhau, gambas, feijão vermelho e salicórnia)

BOM APETITE!!