Arquivo

SPIN + - O acelerador das tuas ideias

2017-02-22

CANDIDATURAS ATÉ 10 DE MARÇO

A IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação para o Desenvolvimento Empresarial é uma das entidades promotoras do Projeto Incubação Centro 2016 - IC | 16, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, eixo prioritário Competitividade e internacionalização da economia regional. Dada a sua localização e especificidades é uma incubadora cada vez mais vocacionada para a economia do mar e sector industrial.

No âmbito deste projeto estamos a promover o SPIN+, um programa de aceleração que pretende ajudar os empreendedores a desenvolverem os seus projetos desde a valorização da ideia até à concretização de negócios.
Este programa de aceleração é uma experiência única de desenho e validação de modelos de negócio que valoriza o conhecimento de base tecnológica e a sua orientação para o mercado, estimula a criatividade e a colaboração em Rede, minimiza o risco de apostas em projetos não sustentáveis, levando os empreendedores a testarem os seus Produtos Mínimos Viáveis junto de potenciais clientes, obtendo o feedback necessário para melhorarem a sua Proposta de Valor, e a aplicarem abordagens Lean na criação das suas empresas.

Para estimular o progresso do projeto e a sua aceleração para o mercado, cada equipa será acompanhada não só pelos técnicos das incubadoras da rede, mas também por empresários de referência do mercado, que assumirão o papel de mentores.

Este Programa de Aceleração terá a duração de seis meses e encontra-se estruturado em 14 sessões de trabalho, de 7 horas cada, que irão abranger temas e atividades distintos, ajudando as equipas a desenvolver a sua ideia de negócios, desde a valorização da ideia até à primeira venda.

A QUEM SE DESTINA?

Empresas incubadas que pretendam lançar novos produtos/serviços inovadores com preferência de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, através de novas unidades de negócio (spin-off).

Novos empreendedores, com vista à criação de empresas de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos.

Empreendedores integrados em empresas já existentes, ou profissionais altamente qualificados em situação precária de emprego, com vista à criação de spin-offs de empresas ou académicos, de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, com potencial de criação de 10 ou mais postos de trabalho, nos primeiros 2 anos de atividade.

As equipas selecionadas, além de terem a oportunidade de participar ao longo de seis meses em sessões de trabalho que irão abranger temas e atividades distintas que irão ajudar a desenvolver a sua ideia de negócio, terão ainda a possibilidade de financiar total ou parcialmente os seus protótipos e estudos de mercado. Os empreendedores com qualificação mínima de nível 6, entre os 23 e os 40 anos, e que não possuam outra fonte de rendimento, terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro. Aos dez melhores projetos será, ainda, atribuído um prémio no valor de 5.000€.

O período de candidaturas decorrerá até às 19h do dia 10 de Março de 2017, posteriormente serão selecionadas as 20 equipas de empreendedores que participarão no programa.

Para submeter a inscrição, todos os elementos (Formulário de Inscrição, Vídeo e Currículos dos promotores) devem ser enviados via e-mail para acelerador.rierc@cec.org.pt. ou geral@ieff.pt.

O SPIN+ é uma iniciativa da Rede RIERC integrada no projeto Incubação Centro 2016 – IC | 16, co- financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).

QUERES TRANSFORMAR ESSA IDEIA NUM NEGÓCIO

ATREVE-TE E INSCREVE-TE!!!


Anexos
RegulamentoApresentaçãoFormulário de Inscrição

Noticias Relacionadas

Programa de aceleração NEWTON

2018-08-01

Se tem uma ideia de negócio no setor do turismo o programa Newton é o indicado para o seu projeto!

O Newton é um programa de aceleração promovido pela RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro em parceria com o Turismo de Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de empreendedorismo no setor do turismo.

As candidaturas estão a decorrer até ao dia 15 de setembro de 2018.

Para quem?
- Empreendedores (um ou em equipa) que tenham uma ideia de negócio na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 2 anos que exerçam a sua atividade na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 5 anos, desde que pretendam lançar um novo produto ou serviço na área do turismo.

Em que consiste?

Fase de aceleração - Realização de 9 workshops de 5 h cada um, repartidos ao longo de 9 semanas interpoladas, incluindo tutoria durante e entre as sessões.
Fase de Validação - Atribuição de um prémio no valor de 2.000€ a cada equipa para realização de protótipo e validação (MVP) no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores.
Demo Day Final - Apresentações públicas, com investidores e instituições ligadas ao turismo.
Serviços de incubação numa das incubadoras da RIERC para os melhores projetos.

Inscrições até 15 de setembro aqui!

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO - PLATICEMAR

2018-06-15

PERIODO DE CANDIDATURAS – 15 DE JUNHO A 02 DE SETEMBRO DE 2018

Está a decorrer o período de candidaturas ao Concurso de Ideias de Negócio do Projeto PLATICEMAR (uma iniciativa conjunta da Inova-Ria, ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo).

Com o objetivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar com base na aplicação das TICE, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de Setembro de 2018, o Projeto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas com (muito) boas ideias relacionadas com a Economia do Mar. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5000 euros, que é, sem dúvida, um bom incentivo para a concretização inicial de um projeto inovador.

PORQUE O NOSSO MAR É SEMPRE UMA BOA IDEIA.

Regulamento e download do Formulário de Candidatura em: http://platicemar.pt e http://aciff.pt.

Platicemar em analise na Incubadora de Empresas

2018-03-20

No âmbito do projeto Platicemar, do qual a ACIFF é entidade parceira, conjuntamente com a InovaRia, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo, decorreu no auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz as Jornadas de Benchmarking e Workshop Prospetivo de consolidação das TICE na Economia do Mar.

O evento que contou com a presença do Eng. Mira Amaral que abordou a transformação digital nas empresas e a indústria 4.0, assim como com o Professor José Guerreiro, coordenador do programa MARE Startup, programa de apoio ao empreendedorismo no mar. Ambas as intervenções cativaram os participantes.

Neste evento entreviram igualmente empresas locais como a Streak, Nasharyba e Scale Ocean, assim como a Undersee. Todas partilharam conhecimento e potencialidades dos existentes na economia do mar.

É de realçar que o objetivo destas sessões prende-se com um diagnóstico interventivo do sector, visando impulsionar o empreendedorismo e as interações entre as indústrias do sector e as relacionadas com as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

De acordo com o Diretor da Incubadora, Nuno Mendonça, que no passado mês de dezembro lançou a iniciativa Incubadora do Mar & Indústria, esta sessão serve para “apresentar soluções para alguns desafios das empresas associadas à economia do mar, aproximando-as do conceito de indústria 4.0, ou seja, reforçar a economia do mar com novas tecnologias irá permitir alavancar novas oportunidades de negócio”.

Contratação Pública

2018-03-12

Atenta ao tema da Contratação Pública e das dúvidas que tem suscitado junto dos seus associados a ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz – Associação Empresarial Regional em parceria com a Caiado Guerreiro, Sociedade de Advogados, SP, RL irá realizar no próximo dia 16 de março, pelas 14h, no auditório da IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, localizado na Zona Industrial da Gala, uma conferência onde se pretende ver abordado e esclarecido este tema.

Do programa definido para esta sessão consta um enquadramento aos presentes; as principais alterações à legislação da contratação pública; formas de contratar, tipos e escolhas de procedimentos; tramitação procedimental; o contencioso pré-contratual. Haverá ainda espaço para questões e debate entre os presentes.

Esta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrições através do email ge.aciff@aciff.pt.