Arquivo

SPIN + - O acelerador das tuas ideias

2017-02-22

CANDIDATURAS ATÉ 10 DE MARÇO

A IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Associação para o Desenvolvimento Empresarial é uma das entidades promotoras do Projeto Incubação Centro 2016 - IC | 16, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, eixo prioritário Competitividade e internacionalização da economia regional. Dada a sua localização e especificidades é uma incubadora cada vez mais vocacionada para a economia do mar e sector industrial.

No âmbito deste projeto estamos a promover o SPIN+, um programa de aceleração que pretende ajudar os empreendedores a desenvolverem os seus projetos desde a valorização da ideia até à concretização de negócios.
Este programa de aceleração é uma experiência única de desenho e validação de modelos de negócio que valoriza o conhecimento de base tecnológica e a sua orientação para o mercado, estimula a criatividade e a colaboração em Rede, minimiza o risco de apostas em projetos não sustentáveis, levando os empreendedores a testarem os seus Produtos Mínimos Viáveis junto de potenciais clientes, obtendo o feedback necessário para melhorarem a sua Proposta de Valor, e a aplicarem abordagens Lean na criação das suas empresas.

Para estimular o progresso do projeto e a sua aceleração para o mercado, cada equipa será acompanhada não só pelos técnicos das incubadoras da rede, mas também por empresários de referência do mercado, que assumirão o papel de mentores.

Este Programa de Aceleração terá a duração de seis meses e encontra-se estruturado em 14 sessões de trabalho, de 7 horas cada, que irão abranger temas e atividades distintos, ajudando as equipas a desenvolver a sua ideia de negócios, desde a valorização da ideia até à primeira venda.

A QUEM SE DESTINA?

Empresas incubadas que pretendam lançar novos produtos/serviços inovadores com preferência de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, através de novas unidades de negócio (spin-off).

Novos empreendedores, com vista à criação de empresas de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos.

Empreendedores integrados em empresas já existentes, ou profissionais altamente qualificados em situação precária de emprego, com vista à criação de spin-offs de empresas ou académicos, de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos, com potencial de criação de 10 ou mais postos de trabalho, nos primeiros 2 anos de atividade.

As equipas selecionadas, além de terem a oportunidade de participar ao longo de seis meses em sessões de trabalho que irão abranger temas e atividades distintas que irão ajudar a desenvolver a sua ideia de negócio, terão ainda a possibilidade de financiar total ou parcialmente os seus protótipos e estudos de mercado. Os empreendedores com qualificação mínima de nível 6, entre os 23 e os 40 anos, e que não possuam outra fonte de rendimento, terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro. Aos dez melhores projetos será, ainda, atribuído um prémio no valor de 5.000€.

O período de candidaturas decorrerá até às 19h do dia 10 de Março de 2017, posteriormente serão selecionadas as 20 equipas de empreendedores que participarão no programa.

Para submeter a inscrição, todos os elementos (Formulário de Inscrição, Vídeo e Currículos dos promotores) devem ser enviados via e-mail para acelerador.rierc@cec.org.pt. ou geral@ieff.pt.

O SPIN+ é uma iniciativa da Rede RIERC integrada no projeto Incubação Centro 2016 – IC | 16, co- financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).

QUERES TRANSFORMAR ESSA IDEIA NUM NEGÓCIO

ATREVE-TE E INSCREVE-TE!!!


Anexos
RegulamentoApresentaçãoFormulário de Inscrição

Noticias Relacionadas

Acelerador de Ideias SPIN+ com novo prazo de inscrições até 16 de Outubro

2018-10-10

Acelerador de Ideias SPIN+, uma iniciativa RIERC, novo prazo de inscrições aberto até dia 16 de Outubro

SPIN+ é um acelerador de ideias de base tecnológica e criativa, uma iniciativa da Rede RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro integrada no projeto Incubação Centro 2016 – IC | 16, co-financiado pelo Programa Operacional da Região Centro (CENTRO 2020).
Tem como objetivo estimular a cultura empreendedora e garantir as melhores práticas de gestão adequadas ao sucesso das empresas instaladas.

São três os grupos alvo destinatários deste programa de aceleração:
Grupo Alvo 1: Empresas incubadas que pretendam lançar novos produtos/serviços inovadores com preferência de base tecnológica ou de forte intensidade em conhecimento ou culturais e criativos;

Grupo Alvo 2: Empreendedores, que constituírem empresa ou iniciarem atividade como Empresário em nome individual com contabilidade organizada, baseada em produto ou serviço tecnológico, inovador, intensivo em conhecimento ou cultura e criatividade;

Grupo Alvo 3: Empreendedores integrados em empresas já existentes, ou profissionais altamente qualificados, que constituírem empresa ou iniciarem atividade como Empresário em nome individual com contabilidade organizada, baseada em produto ou serviço tecnológico, inovador, intensivo em conhecimento ou culturais e criativos.


No que consiste?
Este Programa de Aceleração terá a duração de dois meses e encontra-se estruturado em 10 sessões de trabalho, de 5 horas cada, que irão abranger temas e atividades distintos, ajudando as equipas a desenvolver a sua ideia de negócios, desde a valorização da ideia até à primeira venda.

As 10 sessões são as seguintes:
(S1) – Negócios & Tendências
(S2) – Ideação, Inovação & Proposta de Valor
(S3) – Modelos de Negócio
(S4) – Produto Mínimo Viável
(S5) – Marketing para projetos de Base inovadora e tecnológica
(S6 e S7) – Investimento & Financiamento
(S8) – “Elevator Pitch”: como apresentar ideias em público
(S9) – Plano de Ação
(S10) - Apresentação pública das ideias e projetos empresariais

Inscrições em : https://tagusvalley.typeform.com/to/t3TZtl

Poderá consultar o regulamento e mais informações em : https://rierc.pt/news/6

Programa de aceleração NEWTON

2018-08-01

Se tem uma ideia de negócio no setor do turismo o programa Newton é o indicado para o seu projeto!

O Newton é um programa de aceleração promovido pela RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro em parceria com o Turismo de Portugal, tem como objetivo apoiar projetos de empreendedorismo no setor do turismo.

As candidaturas estão a decorrer até ao dia 15 de setembro de 2018.

Para quem?
- Empreendedores (um ou em equipa) que tenham uma ideia de negócio na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 2 anos que exerçam a sua atividade na área do turismo;
- Empresas criadas há menos de 5 anos, desde que pretendam lançar um novo produto ou serviço na área do turismo.

Em que consiste?

Fase de aceleração - Realização de 9 workshops de 5 h cada um, repartidos ao longo de 9 semanas interpoladas, incluindo tutoria durante e entre as sessões.
Fase de Validação - Atribuição de um prémio no valor de 2.000€ a cada equipa para realização de protótipo e validação (MVP) no terreno, com tutoria da incubadora de sua região e apoio dos respetivos mentores.
Demo Day Final - Apresentações públicas, com investidores e instituições ligadas ao turismo.
Serviços de incubação numa das incubadoras da RIERC para os melhores projetos.

Inscrições até 15 de setembro aqui!

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO - PLATICEMAR

2018-06-15

PERIODO DE CANDIDATURAS TERMINA A 31 DE OUTUBRO DE 2018

Está a decorrer o período de candidaturas ao Concurso de Ideias de Negócio do Projeto PLATICEMAR (uma iniciativa conjunta da Inova-Ria, ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo).

Com o objetivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar com base na aplicação das TICE, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 31 de outubro de 2018, o Projeto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas com (muito) boas ideias relacionadas com a Economia do Mar.

A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5000 euros, que é, sem dúvida, um bom incentivo para a concretização inicial de um projeto inovador.

PORQUE O NOSSO MAR É SEMPRE UMA BOA IDEIA.

Regulamento e download do Formulário de Candidatura em: http://platicemar.pt e http://aciff.pt.

Platicemar em analise na Incubadora de Empresas

2018-03-20

No âmbito do projeto Platicemar, do qual a ACIFF é entidade parceira, conjuntamente com a InovaRia, Fórum Oceano, NERLEI e Sines Tecnopolo, decorreu no auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz as Jornadas de Benchmarking e Workshop Prospetivo de consolidação das TICE na Economia do Mar.

O evento que contou com a presença do Eng. Mira Amaral que abordou a transformação digital nas empresas e a indústria 4.0, assim como com o Professor José Guerreiro, coordenador do programa MARE Startup, programa de apoio ao empreendedorismo no mar. Ambas as intervenções cativaram os participantes.

Neste evento entreviram igualmente empresas locais como a Streak, Nasharyba e Scale Ocean, assim como a Undersee. Todas partilharam conhecimento e potencialidades dos existentes na economia do mar.

É de realçar que o objetivo destas sessões prende-se com um diagnóstico interventivo do sector, visando impulsionar o empreendedorismo e as interações entre as indústrias do sector e as relacionadas com as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

De acordo com o Diretor da Incubadora, Nuno Mendonça, que no passado mês de dezembro lançou a iniciativa Incubadora do Mar & Indústria, esta sessão serve para “apresentar soluções para alguns desafios das empresas associadas à economia do mar, aproximando-as do conceito de indústria 4.0, ou seja, reforçar a economia do mar com novas tecnologias irá permitir alavancar novas oportunidades de negócio”.