Arquivo

Envio obrigatório do Relatório Anual de Segurança e Saúde no Trabalho

2018-03-02

A semelhança dos anos anteriores, será obrigatório as empresas elaborarem e enviarem o Anexo D – Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho, integrado no Relatório Único, referente ao ano transato.

De acordo com a Portaria n.º 55/2010, de 21/01, o Relatório Único é entregue por meio informático, através do site www.gee.min-economia.pt, durante o período de 16 de março a 15 de abril.

A ACIFF assegura o cumprimento desta obrigatoriedade aos associados e clientes do serviço de Segurança e Saúde no Trabalho.

Caso tenha duvidas não hesite em nos contactar.

Noticias Relacionadas

FigueiraSea em setembro na Praça do Forte

2019-05-17

No próximo mês de setembro a ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, organizam a “FigueiraSea – Sustainable Expo Alliance”.
O evento irá decorrer entre os dias 25 e 28 de Setembro, na Praça do Forte da cidade da Figueira da Foz.

Pretende-se que a FigueiraSea seja uma exposição com uma vertente profundamente económica, aberta à comunidade, vocacionada para o Mar e para a Sustentabilidade tornando-se este um espaço de referência na Figueira da Foz onde a economia azul e a sustentabilidade das sociedades e das organizações, encontrem um palco de excelência.

O Mar, o desenvolvimento sustentável das empresas e das sociedades, e o seu reflexo na economia, a responsabilidade social dos intervenientes, um planeta com futuro, são desafios que estão definitivamente na ordem do dia. São estes temas que pretendemos ver refletidos nos expositores e participantes deste certame.

Na Praça do Forte será colocada uma tenda com capacidade para aproximadamente 60 espaços de exposição (espaços de 3x3 = 9 m2). No exterior e devidamente organizado está definido espaço para exposição de atividades de maior dimensão (área de 25m2) também à volta de 64 espaços.

Dentro e fora da tenda a inovação, as start ups e o empreendedorismo têm uma área definida para que se possam dar a conhecer.

Haverá ainda lugar a uma zona de alimentação (num modelo street food) onde haverá um pequeno palco para alguma dinamização nomeadamente música ao vivo com a colaboração do Conservatorio, da Escola de Artes do CAE, entre outros.

Estão programadas atividades de lazer associadas ao Mar com a colaboração de entidades locais nomeadamente o Clube Náutico, a seção de remo da Naval e do Ginásio, batismos de surf com Escolas Surf e os Agrupamentos de Escolas do Concelho também se associaram a esta iniciativa envolvendo os seus jovens em atividades a desenvolver.

Está ainda programada a vinda de uma fragata ou barco semelhante por parte da Marinha que será um polo de atração e visita.


A FigueiraSea será inaugurada no dia 25 setembro pelas 18h, funcionando nos restantes dias entre as 15h e as 23h, com entrada gratuita.

Em paralelo decorrerá no CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz uma conferência científica internacional a Blue Ocean Meeting que é responsabilidade do Marefoz e da Universidade de Coimbra.

Associaram-se à feira diversas individualidades locais e nacionais que compõem a designada Comissão de Honra e que são:

- Prof. Doutor Amílcar Falcão - Reitor da Universidade de Coimbra

- Prof. Doutora Ana Abrunhosa - Presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

- Eng.ª Ana Paula Vitorino - Ministra do Mar

- Almirante António da Silva Ribeiro - Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas

- Almirante António Mendes Calado - Chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional

- Dr. Carlos Moita - Presidente Direção da ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz

- Dr. Carlos Monteiro - Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz

- Dr.ª Fátima Lopes Alves - Presidente Conselho Administração Porto da Figueira

- Dr. Fernando Cardoso - Administrador da Sorefoz – Electrodomésticos e Equipamentos, SA

- Dr. Fernando Matos - Administrador do Casino Figueira - Sociedade Figueira Praia, S.A.

- Eng.º João Cardoso - Administrador do Grupo Litocar

- Prof. Doutor João Carlos Marques - Coordenador Marefoz

- Engº João Damasceno - Diretor Geral das Águas da Figueira, S.A.

- Dr. José Carlos Alexandrino - Presidente CIM|RC - Comunidade Intermunicipal Região Coimbra

- Dr. José Couto - Presidente de Direção do CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro

- Dr. Mário Vaz - CEO da Vodafone Portugal

- Dr. Nogueira Santos - Administrador da Celulose Beira Industrial (Celbi) S.A

- Doutor Paulo Mirpuri - Presidente e Diretor Executivo Mirpuri Investments e Mirpuri Foundation

- Dr Paulo Pinto - Diretor Geral Espanha e Portugal - Verallia

- Prof. Doutor Pedro Costa - Presidente do Coimbra Business School

- Dr. Pedro Machado - Presidente do Turismo Centro Portugal

- Eng.º Pedro Marques - Administrador da Microplásticos

- Dr. Pedro Siza Vieira - Ministro Adjunto e da Economia

A Figueira da Foz está desta forma a dinamizar temáticas de grande importância e de preocupação com as gerações futuras

Feiruncha volta a vencer na 4.ª edição do Melhor Folar

2019-04-15

O Jardim Municipal, foi palco este domingo da 4.ª edição da Eleição do Melhor Folar da Figueira da Foz que elegeu pelo segundo ano consecutivo a Feiruncha Padaria/Minimercado (bolo 3) como o vencedor.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas para a Pastelaria A Rainha (bolo 4) Padaria Pastelaria Dionísio (bolo 1) e Café Nau (bolo 2), respetivamente.

A concurso estavam também a Pastelaria Cassata (bolo 5), Padaria e Pastelaria Santa Maria (bolo 6) e Pastelaria Central - Buarcos (bolo 7).

Esta iniciativa desenvolvida pela ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, dentro da dinamização do Jardim da Páscoa promovido pela autarquia figueirense, contou no júri com a presença de 7 confrarias, nomeadamente da Doçaria Conventual de Tentúgal, da Jeropiga de Moinhos e Arredores, dos Rojões da Bairrada com grelo e batata à racha, dos Sabores da Abóbora, a Enogastronómica Sabores do Botaréu, a Gastronómica 'as Sainhas' de Vagos e a Lampantana de Mortágua.
A estas confrarias juntou-se Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Mafalda Azenha, Vereadora da Camara Municipal; Magda Santos em representação do Turismo Centro Portugal; Ana Vasco, Diretora Pedagógica da Escola Profissional da Figueira da Foz; Mário Esteves, Presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar e Célia Carrasqueiro, Vice-presidente da direção da ACIFF que completaram assim o painel de jurados.

Este Júri teve a seu cargo provar os 7 bolos das padarias a concurso e avaliá-los de acordo com a sua apresentação (aspeto interior e exterior), sabor e textura da massa e desta forma eleger o vencedor de 2019.

A prova contou com o apoio da Escola Profissional da Figueira da Foz e dos alunos dos cursos de cozinha/pastelaria e mesa/bar para o corte dos bolos a concurso, bem como na logística do evento.

A ACIFF agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa que visa a promoção de um bolo típico da época que se vive.

Fotos anexas da autoria de José Santos

Atualização das Rendas para 2019

2019-02-11

De acordo com o Aviso nº 13745/2018, de 26/09, publicado em Diário da República, o coeficiente de atualização dos diversos tipos de arrendamento urbano (habitação, comércio, indústria e exercício de profissão liberal) e rural foi fixado em 1,0115 para vigorar em 2019, o que significa um aumento de 1,15%.

De acordo com a legislação em vigor, o senhorio deve comunicar por escrito, com uma antecedência mínima de 30 dias, o coeficiente de atualização e a nova renda resultante da sua aplicação, por meio de carta registada com aviso de receção.

Envio Obrigatório do Relatório Anual de Segurança e Saúde no Trabalho

2019-02-10

À semelhança de anos anteriores, continua a ser obrigatório as empresas elaborarem e enviarem o Anexo D – Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho, integrado no Relatório Único, referente ao ano anterior.
De acordo com a Portaria nº 55/2010, o Relatório Único é entregue por meio informático, durante o período de 16 de março a 15 de abril.
Os nossos associados com o serviço de Saúde no Trabalho na ACIFF irão receber um questionário de apoio à elaboração do referido relatório, o qual deverão preencher e fazer chegar aos nossos serviços, para que os técnicos responsáveis possam submeter o Anexo D.