Arquivo

Rainha vence eleição bolo rei 2018

2018-12-15

O Mercado Municipal foi palco este sábado, 15 de dezembro, da 3.ª edição da Eleição do melhor bolo-rei tradicional da Figueira da Foz que elegeu o bolo-rei número 8 da Rainha padaria e pastelaria como o vencedor.

Foram ainda atribuídas menções honrosas à padaria e pastelaria Santa Maria bolo número 6 e à padaria e pastelaria Dionísio bolo número 2.

A concurso estavam também a Feiruncha com o número 1, Padaria Figueiredo& Dias com o número 3, a pastelaria Café Nau com número 4, a Receita Fresca com o número 5 e a Cassata com o número 7.

Esta atividade desenvolvida pela ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, dentro das dinamizações a decorrer neste período de Natal, contou, este ano, no seu júri com a participação de 2 Confrarias Gastronómicas Nacionais - 'As Sainhas' de Vagos e a Doçaria Conventual de Tentúgal. A estas juntou-se a Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.
Também fizeram parte do júri representante do Turismo do Centro Portugal, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Direção da ACIFF, da Associação Figueira com Sabor a Mar e da Escola Profissional da Figueira da Foz.

Houve ainda quinze pessoas anónimas do público que também fizeram parte do júri e desta prova cega que foi acompanhada por café e chá, servido pelos alunos da Escola Profissional da Figueira da Foz que apoiou o evento também no corte dos bolos a concurso, bem como na logística do evento.
A ACIFF agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa que visa a promoção de um bolo típico da época que se vive.


Noticias Relacionadas

Feiruncha volta a vencer na 4.ª edição do Melhor Folar

2019-04-15

O Jardim Municipal, foi palco este domingo da 4.ª edição da Eleição do Melhor Folar da Figueira da Foz que elegeu pelo segundo ano consecutivo a Feiruncha Padaria/Minimercado (bolo 3) como o vencedor.

Foram ainda atribuídas três menções honrosas para a Pastelaria A Rainha (bolo 4) Padaria Pastelaria Dionísio (bolo 1) e Café Nau (bolo 2), respetivamente.

A concurso estavam também a Pastelaria Cassata (bolo 5), Padaria e Pastelaria Santa Maria (bolo 6) e Pastelaria Central - Buarcos (bolo 7).

Esta iniciativa desenvolvida pela ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, dentro da dinamização do Jardim da Páscoa promovido pela autarquia figueirense, contou no júri com a presença de 7 confrarias, nomeadamente da Doçaria Conventual de Tentúgal, da Jeropiga de Moinhos e Arredores, dos Rojões da Bairrada com grelo e batata à racha, dos Sabores da Abóbora, a Enogastronómica Sabores do Botaréu, a Gastronómica 'as Sainhas' de Vagos e a Lampantana de Mortágua.
A estas confrarias juntou-se Olga Cavaleiro, Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Mafalda Azenha, Vereadora da Camara Municipal; Magda Santos em representação do Turismo Centro Portugal; Ana Vasco, Diretora Pedagógica da Escola Profissional da Figueira da Foz; Mário Esteves, Presidente da Associação Figueira com Sabor a Mar e Célia Carrasqueiro, Vice-presidente da direção da ACIFF que completaram assim o painel de jurados.

Este Júri teve a seu cargo provar os 7 bolos das padarias a concurso e avaliá-los de acordo com a sua apresentação (aspeto interior e exterior), sabor e textura da massa e desta forma eleger o vencedor de 2019.

A prova contou com o apoio da Escola Profissional da Figueira da Foz e dos alunos dos cursos de cozinha/pastelaria e mesa/bar para o corte dos bolos a concurso, bem como na logística do evento.

A ACIFF agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa que visa a promoção de um bolo típico da época que se vive.

Fotos anexas da autoria de José Santos

Direção ACIFF entega prémos Bolo Rei 2018

2018-12-28

A Direção da ACIFF, representada pelo seu presidente Carlos Moita, entregou aos vencedores da 3.ª edição da “Eleição do Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz”, os respetivos prémios.

Esta eleição decorreu no passado dia 15 de dezembro, no âmbito das dinamizações levadas a cabo nesta época de Natal, tendo recebido o troféu de “O Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz” a Rainha padaria e pastelaria.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas para a Padaria Pastelaria Dionísio e à Padaria e Pastelaria Santa Maria, respetivamente.

Todos as padarias e pastelarias a concurso recebem certificado de participação.

Relembramos que alem das já referidas a concurso estiveram também a Pastelaria Café Nau, a Feiruncha, a Padaria Figueiredo& Dias, a Receita Fresca e a Cassata.

A ACIFF agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa que visa a promoção de um bolo típico da época que se vive.

Eleição Bolo Rei dia 15 dezembro

2018-12-07

No próximo dia 15 de dezembro, o Mercado Municipal será palco da 3.ª edição da Eleição do Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz.

Esta eleição conta com o apoio da Escola Profissional da Figueira da Foz.

Dia 15 dezembro, pelas 11h a ACIFF convida a fazer parte desta eleição.

ACIFF entrega prémios aos vencedores do Folar 2018

2018-04-05

A Direção da ACIFF, representada pela Vice-Presidente Secretária Célia Carrasqueiro, entregou aos vencedores da 3.ª edição da “Eleição do Melhor Folar Tradicional da Páscoa da Figueira da Foz”, os respetivos prémios.

Relembramos que a eleição decorreu no passado dia 25 de março, no âmbito das iniciativas do Jardim da Páscoa, tendo recebido o troféu de “O Melhor Folar Tradicional Figueira da Foz” a Feiruncha – minimercado e padaria.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas para a Padaria Pastelaria Dionísio e Padaria Figueiredo & Dias, respetivamente.

Todos as padarias e pastelarias a concurso recebem certificado de participação.

Relembramos que alem das já referidas a concurso estiveram também:
Mimosa Pastelaria
O Papão - padaria e pastelaria
Pastelaria Café Nau
Pastelaria Santa Maria
Pastelaria Tentação
Rainha
Tulipan

A ACIFF agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos nesta iniciativa que visa a promoção de um bolo típico da época que se vive.