Arquivo

Livro de Reclamaões On Line obrigatório a partir de 1 julho

2019-05-16

O Decreto-Lei 74/2017 de 21 de junho veio estabelecer a obrigatoriedade de utilização do livro de reclamações eletrónico para a grande maioria dos agentes económicos.

Esta 2.ª fase de implementação do Livro de Reclamações Eletrónico – aplicável aos setores económicos fiscalizados pela ASAE – teve início a 1 de julho de 2018 e termina a 1 de julho de 2019.

O livro de reclamações eletrónico não substitui o livro de reclamações físico, que deve estar visível no estabelecimento, por isso ambos os formatos (físico e digital) são obrigatórios.

As atividades económicas abrangidas são as que são fiscalizadas pela ASAE (ex. estabelecimentos de restauração ou bebidas, lavandarias, cabeleireiro, beleza ou outros de natureza similar, de tatuagens e colocação de piercings, de manutenção física, de reparação de bens pessoais e domésticos, de estudos e de explicações, funerárias, estabelecimentos hoteleiros e agências de viagens).


Estas empresas dispõem no sítio da internet em Livro Reclamações e uma área específica, onde poderão, de forma simples e rápida, registar-se, sendo-lhe atribuído a título gratuito, um lote de 25 reclamações eletrónicas.

Após o registo e processo concluído terá acesso à sua área de trabalho onde poderá gerir as reclamações eletrónicas que lhe forem remetidas.

As empresas serão notificadas através de e-mail, que existe uma reclamação relativamente à sua atividade quando o consumidor preenche a reclamação eletrónica na plataforma.

A partir da data da notificação da existência da reclamação, as empresas têm a obrigação de, no prazo de 15 dias úteis responder ao consumidor ou utente para o e-mail indicado na reclamação informando-o, quando aplicável, sobre as medidas adotadas na sequência da mesma e comunicar à ASAE a resposta remetida ao consumidor ou utente em virtude da reclamação formulada, bem como outros elementos que entenda pertinentes.

Devem ainda as empresas divulgar nos respetivos sítios da internet, em local visível e de forma destacada, o acesso à Plataforma Digital.
As que não disponham de sítios na internet devem ser titulares de endereço de correio eletrónico para efeitos de receção das reclamações submetidas através da Plataforma Digital.

A ACIFF disponibiliza os seus serviços para informações, bem como apoio no processo de registo.

Noticias Relacionadas

Candidaturas a Estágios Profissionais até 15 julho

2019-03-22

Decorrem até 15 de julho as candidaturas à medida Estágios Profissionais.

São estágios com a duração de 9 meses (não prorrogáveis), com o objetivo de apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho e/ou a reconversão profissional de desempregados, através de uma experiência prática em contexto de trabalho.

As entidades promotoras podem ser pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos. Para as entidades promotoras, a comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio.
Os estagiários têm apoio com bolsa de estágio, subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho.
A candidatura é efetuada por submissão eletrónica, através do portal https://iefponline.iefp.pt
A ACIFF apoia os seus associados nas candidaturas a esta medida.

Para mais informações contacte o Gabinete Empresa da Associação 233 40 13 20 ou
geaciff.carla@aciff.pt

Salário Mínimo aumenta para 600€

2019-02-10

A partir de 1 de janeiro de 2019, na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 117/2018 de 27 de dezembro, o novo montante do salário mínimo nacional (SMN) foi fixado em 600€.

Prémios do passatempo Montras de Natal foram entregues

2019-01-23

A Direção da ACIFF, representada pelo seu vice-presidente do Turismo Jorge Simões entregou aos vencedores do passatempo Montra de Natal 2018, os respetivos prémios.

O primeiro prémio foi atribuído à Marina Store by Primópica que recebeu um jantar duplo, oferta do novo restaurante do Hotel Welligton a abrir brevemente no Bairro Novo. Receberam também um cabaz com produtos oferecidos por empresas associadas da ACIFF nomeadamente a Cevadas- Enchidos Tradicionais, a Dapaval, a Ernesto Morgado e a Murraceira.

Iguais cabazes foram também oferecidos a duas das quatro premiadas com Menções Honrosas que foram a Optica Morais e a Cambraia Modas, respetivamente.

As outras duas Menções Honrosas foram para os Miúdos Giros que recebeu uma massagem oferta da Stone Splash + Zen e para o Diamante Azul ourivesaria que recebeu um tratamento estética oferta da Primage.

Os 5 premiados receberam ainda bilhete duplo para espetáculo oferecido pelo CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Parabéns a todos e mais uma vez a ACIFF agradece a participação de todas as lojas aderentes e das empresas patrocinadoras desta iniciativa.

Passatempo de Montras de Natal 2018 já tem vencedores

2018-12-24

Termina hoje o passatempo de montras de natal que a ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, levou a cabo e que contou com a participação de 27
estabelecimentos, essencialmente do centro urbano.


Após a visita do júri aos estabelecimentos aderentes e decorados a preceito foi considerado que o a loja que preenchia todos os requisitos do regulamento é a Marina Store By Primóptica (Rua 5 de Outubro, n.º 4), sendo esta a loja vencedora do passatempo de 2018.

Foram ainda atribuídas menções honrosas à Cambraia Modas (Rua da República, n.º 178), aos Miúdos Giros (Rua da República, n.º 252), à Optica Morais (Praça 8 Maio, n.º 11) e à Diamante Azul ourivesaria (Rua 5 Outubro, n.º 16).

Esta iniciativa promovida pela ACIFF contou com o apoio do CAE – Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Cevadas- enchidos tradicionais, Dapaval, Ernesto Morgado, Dionisio Padaria e Pastelaria, Murraceira, Primage – Cabeleireiro e Estética, Stone Splash Mais Zen e Wellington Ristorante Italiano.

A ACIFF agradece às empresas que se associaram para oferta de prémios, bem como os estabelecimentos que aceitaram o desafio proposto que foram:

2 Kids (roupa e acessórios bebé e criança) - Mercado Municipal Eng.º Silva

Alldresscode (moda e acessórios) - Rua Bernardo Lopes, 99

Cambraia Modas (tecidos) - Rua da República, 178

Casa Garcia (moda homen e senhora) - Rua da República, n.º 282

Casa Tinoco (decoração) - Rua Cândido dos Reis, 19

Cosy Little Things (decoração e souvenires) - Rua Dr. Calado, 38 r/ch

Diamante Azul (decoração) - Rua 5 Outubro, n.º 14

Diamante Azul (ourivesaria) - Rua 5 Outubro, n.º 16

Flora Santa Rita – Ervanária - Rua da República - FozCenter, lj 20

Invulgar (sapataria) - Largo Tenente Valadim, 11

Kitty Atelier (noivas e cerimónia) - Praça 8 de Maio, 31

L & Ponto (decoração) - Rua da República, 113

Loja da Tânia (moda homem e senhora) Largo Tenente Valadim, 13

Lojas Foto Braga (fotografia) - Largo Maria Jarra, 16 - Buarcos

Lojas Foto Braga (fotografia) - Rua da República, 133 - R/ch

Lojas Foto Braga (fotografia) - Rua Maestro David Sousa, 64

Marina Store (optica e ourivesaria) - Rua 5 de Outubro, n.º 4

Milano (moda e acessórios senhora) - Rua Bernardo Lopes, 121

Miúdos Giros (moda criança) - Rua da República, 252

Óptica Morais (optica) - Praça 8 Maio, 11

Plano B (vestuário, calçado, acessórios) Rua Cândido dos Reis, 93

Primoptica (Optica) - Rua da República, n.º 211

ProBebe (Puericultura e brinquedos) - Rua 10 de Agosto, n.º 35

República - Loja Colaborativa - Rua da República, n.º 67

Salão Bertô (cabeleireiro e estética) - Rua Cândido dos Reis

Sapatarias Quaresma loja 2 (sapataria) - Rua 5 de Outubro, 18

VAZ- Joalheiros - Rua 5 de Outubro, nº 9

Parabéns a Todos!