Arquivo

Programa Jovem Ativo Trabalho de Verão 2020

2020-07-08

Pelo segundo ano a ACIFF volta a dinamizar o Programa Jovem Ativo Trabalho de Verão 2020.

Apesar das dificuldades vividas face ao COVID-19 a ACIFF pretende com este programa, à semelhança do que foi desenvolvido em 2019, ser um apoio na atividade sazonal das empresas e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência em contexto laboral aos jovens.

Este programa destina-se a todos os empresários associados da ACIFF e aos jovens entre os 16 e os 25 anos, para o período das férias de Verão.

Para aceder ao programa as empresas devem ser sócias da ACIFF, terem as suas obrigações fiscais regularizadas e cumprirem com a contratação e lei geral do trabalho, respeitando todos os direitos e deveres dos jovens trabalhadores.

Os jovens devem ter idade entre os 16 e 25 anos, escolaridade mínima do 9.º ano, serem responsáveis, assíduos, autónomos e com capacidade de aprendizagem, autorização dos seus representantes legais para o exercício de qualquer atividade profissional e procurar uma oportunidade de ocupação e de enriquecimento.

Privilegiamos as inscrições quer das empresas quer dos jovens através do número de telefone da ACIFF - 233401 320 e/ou email - aciff@aciff.pt.

A ACIFF convida os empresários e os jovens a aceitar este desafio e a fazerem parte deste programa! ????

Nota: A evolução da situação face ao COVID-19 poderá levar à suspensão do programa.

Noticias Relacionadas

Envio Obrigatório do Relatório Anual de Segurança e Saúde no Trabalho

2020-02-12

À semelhança de anos anteriores, continua a ser obrigatório as empresas elaborarem e enviarem o Anexo D – Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho, integrado no Relatório Único, referente ao ano anterior.
De acordo com a Portaria nº 55/2010, o Relatório Único é entregue por meio informático, durante o período de 16 de março a 15 de abril.

Os nossos associados com o serviço de Saúde no Trabalho na ACIFF irão receber um questionário de apoio à elaboração do referido relatório, o qual deverão preencher e fazer chegar aos nossos serviços, para que os técnicos responsáveis possam submeter o Anexo D.

Vertentes e Desafios da Segurança

2016-08-29

Vertentes e Desafios da Segurança irá realizar-se em Leiria, nas instalações da ESTG/ESS (junto ao LeiriaShoping), nos dias 27, 28 e 29 de Outubro de 2016.

O VDS é realizado numa ótica técnica e científica, pelo que é essencialmente destinado a Técnicos ou Engenheiros de Segurança no Trabalho, alunos e docentes na área da SST.

É um congresso na área da Segurança e Saúde no Trabalho, com ações de formação incluídas.

Todos os três dias do VDS 2016 podem ser considerados como formação, pelo que, para além dos conhecimentos transmitidos, contribuem para o cumprimento da obrigatoriedade legal em matéria de formação profissional.

Para os associados da ACIFF, a inscrição completa tem o valor de 40,00 euros e proporciona as seguintes condições:
- participação em dois minicursos de 4 horas cada, no dia 27, com os respetivos diplomas de presença, almoço e dois lanches incluídos;
- participação nas conferências do dia 28, com o respetivo diploma de presença, dois lanches e Livro do VDS (contendo os textos dos artigos aprovados e das apresentações dos palestrantes convidados);
- participação em dois minicursos de 4 horas cada, no dia 29, com os respetivos diplomas de presença, almoço e dois lanches incluídos.
- pasta com materiais, informação, fita com bolsa e cartão nominal de acesso.
A inscrição completa para dois dias, um dos quais obrigatoriamente terá de ser o dia 28, tem o valor de 25 euros, para os associados da ACIFF.

As inscrições deverão ser efetuadas através do link https://goo.gl/yNdzKl , indicando a condição de Associado ACIFF, até ao dia 17 de Outubro, para poderem usufruir dos preços indicados. Após esta data, sofrerão um agravamento de 50%.
O pagamento das inscrições deve ser efetuado no prazo de quinze dias a contar da data em que cada pessoa inscrita receba a mensagem de correio com os dados referentes ao pagamento.

Programa Clique Aqui

Esclarecimentos adicionais deverão ser solicitados através do endereço vdseg@vdseg.pt.

Medicina do Trabalho só com médicos de trabalho

2016-05-06

A Portaria 112/2014 (de 23 de maio), sobre “cuidados de saúde primários do trabalho” através dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), sempre suscitou dúvidas e contestação, sendo considerada inadequada ao seu perfil técnico-científico, descontextualizada e injusta para as empresas prestadoras de serviços externos.
Considerava-se que a Medicina do Trabalho deve ser prestada por médicos especialistas ou em formação em Medicina do Trabalho.
Assim sendo, esta portaria foi revogada pela Portaria 121/2016, de 4 de Maio, que anexamos.
A ACIFF dispõe de um Gabinete de Medicina do Trabalho, certificado e devidamente equipado que presta este serviço a todos as empresas que tem colaboradores e que necessitam de cumprir esta obrigatoriedade legal.