Comercio Local - Desafios e Alternativas

2025-03-24

 

 

Comercio Local: Estabelecimentos Abertos à Hora de Almoço


Para os Clientes terem estabelecimentos abertos à hora de almoço não é uma questão. Existem enumeras opções, nomeadamente em centros comerciais e supermercados, em que a abertura continua é uma realidade. Já para não falar nas infinitas opções de venda online, sem qualquer limitação de horário, onde a únicas desvantagens (cada vez com menos significado) é esperar alguns dias para receber a encomenda no conforto da casa ou do local de trabalho. A questão é se o nosso comercio local quer acompanhar essa tendência e tornar o comercio local numa opção para os Clientes que hoje se servem de outras opções ou se queremos continuar com o comercio local virado para si, para as suas dificuldades e resistente às tendências da evolução do consumo.


Sabemos que o comercio local se debate com enumeras dificuldades de rentabilidade, de acesso a mão de obra qualificada a custos comportáveis fruto da concorrência exercidas pelos novos métodos de consumo e as alternativas à disposição dos trabalhadores e Clientes. Mas estas dificuldades não nos podem impedir de pensar diferente, de inovar e de desafiar os métodos tradicionais. Se há dificuldades não podemos pensar que ao continuar a fazer aquilo que sempre fizemos nos vai levar a um resultado diferente. Algumas das vantagens possíveis de uma abertura continua à hora de almoço são:

  • Maior conveniência para Clientes: a abertura à hora de almoço aumenta da flexibilidade permitindo atender público que trabalha em horário comercial estando limitado a esse período para compras.

  • Aproveitamento do fluxo pedestre: tirar partido dos locais movimentados, como zonas de restauração, com um fluxo de pessoas significativo nesse período.

  • Aumento das vendas e do lucro: muitas pessoas aproveitam o horário de almoço para fazer compras rápidas, o que pode levar os Clientes a preferirem a loja regularmente. Ao mesmo tempo mais horas de funcionamento significa maior rentabilidade de custos fixos com os espaços e com pessoal.

  • Construção de fidelidade: os Clientes valorizam negócios que se ajustam às suas necessidades, tornando-se mais leais e melhorando a acessibilidade reforça um atendimento de qualidade.

  • Oportunidade de testar estratégias de venda: promoções específicas no horário do almoço podem atrair mais clientes.

 

A proposta de abertura dos estabelecimentos comerciais à hora de almoço pretende aproximar os consumidores de quem os serve, mas cima de tudo, aumentar o volume de negócios para os comerciantes, robustecendo os seus ativos. Os receios de um aumento de custos por esta iniciativa podem ser fortemente reduzidos, e até anulados, através de diversas formas para implementar a abertura contínua. Alguns exemplos que podem servir como ideias para implementar desta medida são:

  • Testar novos horários do estabelecimento: desafiar o conceito que as lojas comerciais têm um horário fixo das 9h-13h e das 15-19h. Pensar nos horários com menos afluência e tentar compensar o horário de almoço.
  • Diferentes de horários para os funcionários: aproveitar a estrutura existente e adaptá-la para um novo modelo de serviço.
    • Se tiver vários funcionários desfasar os horários de entada de saída de forma a manter continuidade de horário do estabelecimento.
    • Tirar partido e, ao mesmo tempo, dar da flexibilidade aos funcionários para também ajustarem o trabalho ao ritmo de vida, ficando com a disponibilidade em horário que os serviços estão abertos para resolver questões pessoais.
  • Ambiente menos sobrecarregado: se o estabelecimento ficar aberto num período maior, o fluxo de clientes poderá ser mais distribuído, evitando picos de atendimentos em outros momentos.
  • Partilha de ganhos com os funcionários: pode ser benéfico para todas as partes uma distribuição de ganhos neste período para maior satisfação dos funcionários.
  • Avaliar a contratação de novos funcionários face o aumento de vendas.

 

A acompanhar esta iniciativa deve existir uma divulgação conjunta e concertada, de forma criativa focada nas pessoas e utilizando em diferentes meios de comunicação para captar a atenção das pessoas e estimular futuros Clientes.


Esta proposta pretende tonar o comércio local tão acessível como as demais opções e pode ser encarada como uma experiência por um período limitado, de forma a se acompanhar e avaliar os resultados e as vantagens. Caso não se verifiquem os benefícios para os empresários, retomar o modelo anterior é simples e directo não havendo prejuízos significativos para o negócio.

 

Direção ACIFF - Sector do Comércio
Célia da Conceição Alves Cardoso

Palavras chave:
ACIFF #comerciolocal Desafios e Alternativas Estabelecimentos Abertos à Hora de Almoço
Partilhar: