Desempregados e Novas Oportunidades

2011-02-11

Os desempregados que recebam subsídio e não tenham completado o 12.º ano de escolaridade serão obrigados a aderir ao programa Novas Oportunidades.
A medida está prevista na versão preliminar de relatório de Orçamento de Estado para 2011 e enquadra-se no "reforço das qualificações da população desempregada", diz o documento, segundo o qual 183 mil pessoas serão enviadas para o programa por intermédio dos Centros de Emprego.
O Centro Novas Oportunidades da ACIFF considera positivo este esforço de qualificação da população português como forma de aumentar a empregabilidade no momento de crise que o País atravessa.
A educação de adultos é factor de mobilidade e empregabilidade. Portugal apresenta níveis deficitários de qualificação na sua população quando comparado com os outros países europeus. Corremos assim elevados riscos de desajustamento entre a oferta e a procura.
Sendo objectivo da UE a redução da baixa qualificação a 10% da população até 2025, iniciativas como as Novas Oportunidades e ofertas formativas de dupla certificação mostram-se ferramentas fundamentais na consecução dos objectivos referidos
As conclusões do relatório da OCDE (Economic Review) apresentadas há cerca de três semanas dão relevo à iniciativa Novas oportunidades, considerando-a um “projecto prometedor”.
Compete a todos alterar esta situação e reforçar o investimento na educação e formação profissional como factor-chave para a competitividade e sucesso da economia portuguesa!

Palavras chave:
Partilhar: